10 dicas para ter pernas sem varizes

As varizes são aqueles vasos incômodos que aparecem nas mulheres, normalmente nas pernas, e causam grande desconforto. Apesar do que muitos pensam, as varizes podem atingir os homens também. Muito mais que um simples problema estético, as varizes representam desordens circulatórias muitas vezes dolorosas. Veja a seguir nossas dicas para evitar as varizes e ter pernas sempre bonitas:

1. Combata a obesidade. O ganho de peso faz com que o número de vasos nas pernas aumente e que podem, eventualmente, gerar varizes.

2. Pratique atividades físicas. A vida sedentária, além de levar ao sobrepeso, enfraquece os músculos da perna e também a parede dos vasos. Dessa forma, os vasos se dilatam e causam as varizes. ATENÇÃO: evite ficar sentado por longos períodos. Sempre que possível, levante-se e caminhe um pouco.

3. Use sapatos confortáveis. Dê preferência a tênis ou calçados com solado macio e amortecedores. Atenção mulheres: saltos muito altos (acima de 6 cm) podem ser prejudiciais à circulação, uma vez que os músculos da panturrilha ficam contraídos e, dessa forma, pressionam os vasos sanguíneos.

4. Beba muita água. A ingestão constante de líquido previne muitos problemas circulatórios, como as varizes. Tente ingerir cerda de 2 litros de água por dia.

5. Cuidado com o uso de anticoncepcionais. Muitos desses medicamentos causam alterações na circulação que levam às varizes. Sempre que possível, prefira outros métodos contraceptivos.

6. Evite fumar. O cigarro, além de ser prejudicial à circulação, provoca danos às paredes dos vasos e predispõe o aparecimento das varizes.

7. Eleve suas pernas antes de dormir. Se você já tem varizes ou pré-disposição a tê-las, essa prática reduz o número de varizes e apresenta bons resultados.

8. Evite ficar em pé por longas horas. A contração constante dos músculos da perna faz com que os vasos não se dilatem e o sangue acumule, causando as varizes.

Continue lendo no CriaSaúde>>

Fonte: CriaSaúde

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*