Como obter um lindo bronzeado sem correr riscos

Pele bem bronzeada e bonita no verão? É o que muitos homens e mulheres almejam. Para isso, muitos são os artifícios usados. Mas é importante tomar bastante cuidado para não trazer prejuízos à saúde da pele. Com uma série de medidas simples e adequadas, é possível tomar sol e adquirir uma bela cor sem prejudicar a saúde.

Veja algumas dicas:

1- Alimentação: procure comer verduras, legumes e frutas como cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis. Esses alimentos são ricos em betacaroteno, substância que quando transformada em Vitamina A pelo organismo, ajuda a ativar o bronzeado. Além de auxiliar na coloração da pele, ele é um antioxidante (neutraliza os radicais livres e, por isso, previne o envelhecimento). Atualmente, o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que podem ser usadas antes e depois do bronzeamento. No entanto, cuidado com os exageros (vindo destas suplementações), pois o consumo excessivo, de mais de 30 miligramas por dia, se mostrou associado à maior propensão a danos nas células.

2- Hidratação: por dentro e por fora! Muita água é indispensável para quem quer se bronzear. A pele após exposição, também deve ser hidratada com cremes específicos para aplicação pós-sol.

3- Esfolie-se: para retirar todas as células mortas da pele e garantir um bronzeado uniforme e duradouro, a dica é usar um creme esfoliante, três dias antes da exposição ao sol.

4- Cuidado com o excesso de exposição ao sol: o câncer de pele não é o único problema que o excesso de exposição ao sol pode trazer. Queimaduras solares, envelhecimento precoce, agravamento dos sintomas da acne, são alguns dos efeitos indesejados obtidos com o excesso.

5- Use filtro solar! Assim o seu bronzeado vai durar muito mais! Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplique-o de acordo com a transpiração ou após entrar na água. Fique atento às regiões do corpo, normalmente esquecidas: orelhas, lábios, dorso dos pés e das mãos.

6- Adquira um bronzeado gradual: nunca tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias. Você deve entender que o bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. E evite tomar sol entre as 10:00 e 16 horas.

7- Respeite seu tom de pele: seguindo a tabela abaixo, verifique seu tipo de pele. Se você tem fototipos I e II, dificilmente você se bronzeará, portanto, não adianta insistir, você só vai danificar a sua pele.

Continue lendo no Portal Natural>> 

Fonte: Portal Natural

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*