Conheça hábitos alimentares que ajudam a combater a celulite

Eliminar toxinas do organismo; melhorar as funções digestiva e intestinal; suprimir alimentos alergênicos; incluir na dieta nutrientes que estimulem a formação das fibras de colágeno e reduzir o estresse são condutas que ajudam a combater a celulite, diz nutricionista Flávia Morais, especialista em qualidade de alimentos e nutrição funcional.

Não existe dieta mágica, mas a especialista tem sugestões que, afirma, ajudam a melhorar a aparência dos furinhos.

Sua dica para diminuir as toxinas é a hidratação. “Devemos ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também são boas alternativas.”

Reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos. Para isso, ela recomenda diminuir sal, enlatados, conservas, embutidos e industrializados.

E vale trocar o sal comum pelo light, usando mais os sabores de temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão, que têm antioxidantes.

Cafeína e álcool são outros itens que devem ser evitados, já que causam a constrição de pequenos vasos sanguíneos, favorecendo o inchaço.

Outra recomendação da especialista, claro, é zelar pela saúde do intestino.

Além da constipação (prisão de ventre), tratada com a ingestão de fibras, há a disbiose intestinal. Nesse transtorno, causado por uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios e anticoncepcionais, estresse e exposição a alimentos alergênicos, as bactérias da flora normal ficam em minoria, debilitando o organismo.

“Os primeiros passos para o tratamento são excluir alimentos alergênicos como trigo, leite, amendoim, soja, ovo, frutos do mar e milho, e usar suplementos de probióticos, fontes de bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal”, explica.

Leia este texto na integra no Folha de S.Paulo>>

Por: Aneette Schwartsman
Fonte: Folha de São Paulo 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*