Cuidados básicos para grávidas

A notícia de que a cegonha está a caminho deixa as futuras mamães curiosas, afinal, quais são os cuidados básicos para as grávidas. É fato: tudo que se lê ou vê parece ser restrito as gestantes. Por mais que gravidez não seja doença, é um período que requer cuidados especiais, pois cada semana gestacional esta relacionada a uma fase de desenvolvimento do feto. Mas, é possível cuidar da beleza, alimentação, atividade física e ter vida social na gravidez. O obstetra do Hospital Brasil, Pedro Ferreira Awada esclarece a maioria dessas dúvidas com o que é e não é recomendado durante a gestação.

Alimentos na gestação

Condimentos: O uso de pimentas e especiarias em excesso acentua a azia e o mal-estar, sintomas normalmente já manifestados na gestação.

Frutas: São ótimas para a hidratação do organismo e estão liberadas, porém as polpudas como mamão, coco, pêssego e manga, são mais calóricas e ajudam para o aumento de peso.

Adoçante: Não existe comprovação científica de que o produto é contraindicado para gestantes, mas consulte o médico antes de comprá-lo, pois a sua composição química varia de acordo com o fabricante.

Comida crua: Carnes mal passadas e cruas oferecem risco de toxoplasmose, doença provocada por protozoários encontrados em fezes de animais. Opte por alimentos bem cozidos e grelhados.

Bebidas: O consumo moderado de cafeína (refrigerantes, chás, cafés e chocolate) não oferece ameaças para o desenvolvimento do bebê. Bebidas alcoólicas como vinho ou cerveja só devem ser tomadas com muita cautela e apenas um “golinho”, desde que seu obstetra também libere.

Lazer e esporte para grávidas

Brinquedos radicais: Diversão proibida! Pode resultar em trauma no útero ou na coluna da gestante.

Cavalo: Cavalgar é prazeroso, mas é preciso considerar a probabilidade de desiquilíbrio e de queda, o que pode ser arriscado para quem está grávida.

Bicicleta: O médico deve ser consultado antes que futura mamãe comece a pedalar. Usar equipamentos de proteção é indispensável.

Academia: Praticar esportes e fazer exercícios físicos é permitido desde que a gestante receba orientação profissional e aval médico.

Banho de mar: O impacto das ondas é prejudicial para o ventre materno e os mergulhos também são perigosos. O “rasinho” está liberado, além de ser uma parte da praia agradável.

Leia este texto na integra no Bolsa de Mulher>>

Por: Sempre Materna
Fonte: BOLSA DE MULHER

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*