Dicas para ficar longe do inchaço nas pernas

Você trabalha sentado o dia inteiro? Sente dores nas pernas às vezes? Geralmente, no fim do dia?

Permanecer por muito tempo em uma mesma posição altera o sistema circulatório e tem como resultado o inchaço nas pernas. Para que você consiga lidar da maneira correta com essa situação, separamos algumas dicas do que fazer diante de pernas inchadas.

Pode ser até normal que, depois de um longo dia de trabalho, as pernas fiquem inchadas e até doloridas. Mas o constante aparecimento desses sintomas pode ter como origem algo mais grave, como falhas na circulação. Uma excessiva concentração de líquido na região pode ser causada por vários motivos que dificultam o fluxo sanguíneo. Segundo Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, fatores hormonais também podem ser desencadeantes desse problema. “Além disso, situações como o sedentarismo, doença renal e até cardíaca podem ser o cerne do problema”, explica. Mas, em grande parte das vezes, o inchaço no final do dia é causado pela falta de movimentação.

Passos simples podem evitar a dor e o inchaço nas pernas

– Evite usar sapatos completamente rasos, como as famosas rasteirinhas. Um saltinho leve já auxilia na postura e conforto.

– Evite permanecer sentada ou de pé por horas seguidas sem caminhar nem mexer os pés. Se trabalha sentada, o ideal é que a cada uma hora faça algum tipo de movimento, nem que seja ir beber um gole d’água. Já as pessoas que trabalham em pé podem utilizar meias elásticas que auxiliam na circulação, além de evitar os vasinhos na pele.

– Pratique exercícios físicos regularmente

– Em casa, relaxe e eleve os pés – com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço. Termine sempre o dia com uma chuveirada de água fria, começando nos tornozelos e subindo até às coxas, para estimular a microcirculação do sangue. Se puder, faça drenagem linfática, de preferência manual, num instituto ou de estética, uma ou duas vezes por semana, para relançar a circulação da linfa e prevenir inchaços nos tornozelos. É uma das melhores coisas que existe para manter as pernas finas.

Conselhos

Beba muita água, é um bom remédio para melhorar a circulação. As infusões também são boas para ajudar o seu organismo.

Continue lendo no RAC>> 

Fonte: Estilo RAC

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*