Elimine dez dúvidas comuns sobre dietas

Você já deve conhecer as regras gerais para emagrecer: alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos. Mas sempre existe aquela pulga atrás da orelha com algumas coisas que as pessoas dizem sobre dietas. Para eliminar boa parte dessas dúvidas, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, responde a dez das dúvidas mais frequentes de quem está tentando emagrecer.

1 – Reeducação alimentar é mesmo o único jeito de perder peso e depois manter a boa forma?
Sim. Não existe outra maneira segura para se eliminar peso e, o mais importante, mantê-lo após atingir seu objetivo. A mudança deve ser gradual, mas efetiva. Sempre pensar a longo prazo.

2 – É possível emagrecer e nunca mais voltar a engordar?
Claro que sim. A boa alimentação é um controle que todos temos que ter durante toda a vida. Quem já teve problemas com excesso de peso corre um maior risco de voltar a ganhar peso, já que atitudes alimentares inadequadas estão tão arraigadas no dia a dia que um descontrole pode ser o estopim para voltar ao ganho de peso. É importante lembrar que o cuidado com a alimentação não deve ser somente durante o emagrecimento, mas, após atingir o peso desejado, deve-se trabalhar para controlá-lo.

3 – Para reduzir quilos, é necessário fazer poucas refeições?
Evidentemente, se forem realizadas poucas refeições durante o dia, a quantidade de calorias do dia será baixa, o que levará à redução de peso. Entretanto, uma restrição excessiva irá prejudicar o emagrecimento futuramente, já que a tendência é a da redução do metabolismo. Agora, para mantê-lo sempre ativo, é necessário fazer as três refeições principais e dois pequenos lanches entre elas, respeitando a quantidade de calorias indicadas para que o emagrecimento comece.

4 – Comer à noite engorda?
Não. O que faz com que haja o ganho de peso é a quantidade calorias maior do que a necessidade. Se as calorias estiverem adequadas para que não haja o ganho de peso e os alimentos estiverem bem distribuídos, fazer uma refeição à noite será indicado.

5 – Salada ingere-se antes, durante ou depois?
A salada deve abrir a refeições. Isso porque ela dá maior sensação de saciedade, já que é rica em fibras e água. Por conter baixas calorias, ela pode ser consumida em maior quantidade. Após ingerir a salada, passa-se para os pratos quentes. Entretanto, é importante ressaltar que, muitas vezes, todo o prato é feito de uma vez, por exemplo, em um restaurante por quilo. O importante é reservar meio prato para as verduras e legumes e, o restante, fica para os acompanhamento e carne.

Leia este texto na integra no Minha Vida>>

Fonte: MINHA VIDA 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*