Exercícios e alimentos são aliados no tratamento das varizes

O tratamento das varizes irá depender da gravidade das mesmas e deve ser realizado por um hematologista. Alguns fatores predispõem ao aparecimento das varizes, como obesidade, sedentarismo, envelhecimento, prisão de ventre, roupas apertadas e pressão nas pernas. A nutrição pode auxiliar na prevenção e/ou tratamento desse quadro. Alimentos ricos em antioxidantes, fibras e vasodilatadores naturais são indicados.

As fibras melhoram o funcionamento intestinal e evitam o esforço durante a evacuação. A vitamina C e flavonóides presentes em frutas vermelhas (amora, morango orgânico, cranberry, mirtilo, framboesa, uvas, goji berry) podem fortalecer a estrutura das veias, o que melhora a saúde dos vasos; além do fortalecimento de capilares por diminuírem a formação de radicais livres.

O suco de beterraba contém o nitrato que leva à uma vasodilatação e melhora da circulação. O consumo de abacaxi, alho, cebola e gegibre também é recomendado, pois esses alimentos melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular.

A prática de atividade física também é essencial para a melhora da circulação e evitar o aparecimento das varizes.

Benefícios da beterraba – Os cientistas acreditam que essa melhora se dá pela conversão do nitrato em óxido nítrico, aumentando a vasodilatação arterial e promovendo um melhor fluxo de sangue, nutrientes e oxigênio para os músculos. Pesquisadores da Ithaca College, de Nova York, demonstraram que a betaína presente na beterraba associada à bebidas esportivas pode melhorar o desempenho em cerca de 6%, pois segundo eles, ela pode contribuir com a síntese de creatina, o que melhora a força, potência e desempenho do atleta em curto prazo.

Continue lendo no Portal A Tarde>>

Por: Joyce Rouvier
Fonte: Portal A Tarde

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*