Exercícios na gravidez: Caminhada

Orientações gerais

Um dos melhores exercícios para mulheres grávidas é a caminhada, porque ela ajuda a manter a forma sem sobrecarregar joelhos e tornozelos. É também uma atividade física que pode ser realizada ao longo dos nove meses da gestação e um dos jeitos mais garantidos (e baratos!) de começar a se exercitar para aquelas que levavam uma vida mais sedentária.

Caso já tenha o hábito de andar, continue. Se não era lá muito chegada aos exercícios antes de engravidar, inicie aos poucos, com caminhadas mais vagarosas, e vá aumentando o ritmo até atingir passos mais vigorosos e andar por cerca de 30 minutos. Você pode alternar alguns minutos mais rápidos com alguns mais lentos.

O ideal é se exercitar ao menos três vezes por semana, já que a falta de rotina eleva os riscos de ferimentos e, além disso, não proporciona todos os benefícios de saúde que você procura.

Ao caminhar, procure fazer também exercícios para o assoalho pélvico, pois eles a ajudarão bastante durante o parto.

Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água para evitar uma desidratação, que pode causar contrações e aumentar sua temperatura a níveis muitas vezes preocupantes para você e seu bebê.

Evite caminhar em horários de sol forte ou quando estiver muito calor, e use roupas leves e confortáveis.

Não há problema em usar a esteira, mas, conforme sua barriga cresce, tome cuidado para não perder o equilíbrio. Pare sempre que se se sentir tonta, e evite ler ou assistir TV enquanto caminha.

Caminhada no primeiro trimestre
Não é necessário nenhum grande investimento para andar, mas garanta ao menos um bom par de tênis com suporte para a sola dos pés. Quanto mais larga a base do tênis, melhor, para ajudá-la a manter o equilíbrio. Se o tempo estiver quente e úmido, não saia para andar, porque esse tipo de ambiente é propício para aumentos excessivos da temperatura corporal.

Em alguns estudos feitos com animais, observou-se que elevações da temperatura assim podem causar defeitos de formação no feto. Além disso, você está mais propensa a um mal-estar em situações de muito calor. Prefira horários mais frescos.

Caminhada no segundo trimestre
É possível que você já esteja se sentindo mais desajeitada, então preste atenção redobrada à postura ao caminhar, para evitar dor nas costas.

Mantenha a cabeça bem erguida, com o queixo fazendo uma linha paralela imaginária ao chão, os quadris próximos à linha dos ombros e o olhar para a frente. Balance os braços para ajudar no equilíbrio e também para intensificar a atividade física.

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Fonte: Baby Center

 

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