Mantenha a pele do rosto jovem com oito cuidados especiais

Quase sempre exposta à ação de fatores externos como sol, vento e poluição, a pele do rosto tende a envelhecer precocemente, ficando flácida, desvitalizada e sem brilho com o passar dos anos. No entanto, com adoção de oito cuidados especiais realizados no dia a dia, é possível manter a cútis bonita e saudável sem entrar em crise na frente do espelho.

Esfoliação
Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Para isso, basta promover a esfoliação da região ao menos uma vez na semana. Isso porque a técnica – realizada tanto em casa quanto em clínicas estéticas – remove a primeira camada da derme, eliminando suas células mortas e deixando-a mais suave e lisinha.

Banhos na temperatura e duração certas
Por conta das baixas temperaturas típicas do inverno, muita gente toma banhos quentes e demorados para relaxar e espantar o frio, sem levar em consideração que a ação pode ser bastante prejudicial à pele por facilitar a remoção da camada de proteção da derme e causar o seu ressecamento. “Por isso, o indicado é tomar apenas um banho por dia. No entanto, caso seja necessário mais de um, é preciso evitar o uso do sabonete em todo o corpo, priorizando, apenas, as áreas de dobras (virilha, axila e região cervical)”, explica Marcela Studart, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Limpeza com sabonetes específicos
Usar qualquer tipo de sabonete sobre a cútis pode deixá-la ressecada e sem vida ao longo do tempo. Por isso, na hora de higienizar a área, vale a pena utilizar produtos específicos. “Quem tem a pele oleosa pode usar sabonete formulado com ácido glicólico, ácido salicílico e enxofre para remover a sensação engordurada sem retirar a sua luminosidade natural. Já as donas de peles mais secas podem priorizar produtos com aloe vera e camomila, deixando a região hidratada”, afirma Marcela.

Uso diário do protetor solar
O segredo para ter uma cútis limpa e saudável começa pela aplicação diária do filtro solar. O produto, no entanto, também precisa ser escolhido de acordo com as particularidades de cada pele. Quem tem o tipo oleosa, por exemplo, pode optar pelas versões oil free que tendem a barrar a entrada dos raios nocivos do sol e ainda hidratar e nutrir o corpo. “A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas”, ressalta.

Continue lendo no Terra>> 

Fonte: Terra

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*