Mantenha o corpo hidratado com a melancia

Além de refrescante, a fruta protege o coração e afasta o envelhecimento.

melancia pode ser sua ótima aliada no verão: saborosa, refrescante e magra – cada fatia de 100 g tem 33 calorias. “Composta por aproximadamente 90% de água, ela ajuda a nos manter hidratadas. Também oferece fibras e vitamina C”, diz a nutróloga Cristiane Coelho. A melancia é diurética, tornando-se um alimento perfeito para quem sofre de retenção de líquidos.

Sua polpa vermelha é rica em licopeno, um poderoso antioxidante que protege o organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mais: a substância é capaz de prevenir doenças, como o câncer e a hipertensão arterial. “A fruta apresenta outros nutrientes importantes, como carboidratos, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, ferro e magnésio”, completa a especialista. Veja mais alguns motivos para incluí-la em sua dieta:

Confira a linha de cosméticos da Invel para o tratamento da pele.


Estoque de energia
O sabor adocicado vem da frutose, um açúcar natural que é fonte de carboidrato (energia). Ele é o principal combustível para o funcionamento do cérebro, da medula óssea, dos nervos e dos glóbulos vermelhos. “Uma alimentação pobre em carboidratos pode trazer sérios riscos ao organismo, comprometendo principalmente o sistema nervoso”, alerta a nutróloga.

Coração blindado
Livre de gordura e colesterol, a fruta é fonte de potássio, essencial na contração muscular e na prevenção de arritmias. De quebra, o mineral ainda ajuda a regular a pressão sanguínea e a baixar a temperatura corporal, pois é responsável por levar moléculas de água para dentro das células. Quer refresco melhor?

Semente vitaminada
Os pontinhos pretos da melancia também apresentam propriedades nutricionais: as sementes são ricas em zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, e ácidos graxos essenciais, que contribuem no bom funcionamento do metabolismo e regulam os hormônios. Ao fazer suco, bata as sementes junto com a polpa no liquidificador. Deixe descansar até que os resíduos se depositem no fundo e passe pelo coador antes de servir.

Para todos os gostos
De polpa açucarada, a melancia do tipo katama é encontrada nas cores vermelha (a mais comum no mercado), laranja ou amarela. Outro tipo é a melancia de polpa amarga, cultivada só na África. Há ainda a melancia forrageira, com polpa branca, consistente e não doce, destinada apenas à alimentação de animais.

Guarde bem
O ideal é comprar a melancia inteira e consumi-la o mais rápido possível. Seu contato com a luz e o oxigênio leva à perda das vitaminas; portanto, depois de aberta, embale bem a fruta e conserve-a na geladeira.

Reportagem: Marjorie Zoppei
M de Mulher – Saúde

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*