Cultive hábitos alimentares saudáveis desde a infância

Dicas para uma alimentação saudável

Criar hábitos saudáveis na alimentação é importante desde cedo. Isso porque, já nos primeiros anos de vida, a manutenção de uma boa nutrição ajuda o organismo e é capaz de prevenir algumas das principais doenças da fase adulta. Por mais que seu filho faça cara feia diante de saladas e legumes, acostumá-lo desde a infância ao consumo de alimentos nutritivos é essencial.No Brasil, 6,6% das crianças de 0 a 5 anos sofrem de obesidade. Calcula-se que aproximadamente de 20% a 25% das crianças brasileiras apresentem excesso de peso na faixa etária entre 7 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, já são 6 milhões de adolescentes obesos. Os principais fatores associados à obesidade infantil são: o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras, provocados pela onda de fast foods no mercado.

Mas você não precisa tirar sorvetes, doces e pizzas da dieta infantil de maneira radical. Esses itens podem continuar no menu, contanto que sejam saboreados com bastante moderação. Mas a criança necessita mesmo de nutrientes que vão fornecer uma boa quantidade de energia para suas atividades diárias e seu crescimento.
Respeitar o horário das refeições também é fundamental para evitar eventuais deficiências de vitaminas e minerais e oferecer lanches nos intervalos entre o café da manhã, o almoço e o jantar é outro excelente hábito, pois em qualquer idade devem-se evitar longos períodos em jejum.

A criança também deve se alimentar em lugar calmo. Comer rápido e em frente à televisão contribui para que ela coma mais que o necessário e sem saborear os alimentos. Eduque o paladar dela, desde pequena, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

Para os lanches, iogurtes, um copo de vitamina acompanhado de sanduíche natural ou um suco de frutas alimentam são opções leves e nutritivas. Outra alternativa já pronta são os petit suisse, que contêm, principalmente, boas reservas de cálcio e vitamina D (importantes no crescimento e no desenvolvimento dos ossos) e de zinco (que reforça o sistema imunológico).

Fonte: www.todavidanutricao.com.br

GNT Saúde

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*