10 erros que as pessoas cometem com a saúde ao tentar emagrecer

Nos dias atuais a preocupação com a beleza física tem se tornado cada vez maior, o que faz com que venhamos a cometer erros que afetam diretamente a nossa saúde ao tentar emagrecer. Como princípio básico para ter uma ótima saúde e um corpo esbelto e magro, muitos acreditam que comer três vezes ao dia, não abusar de gorduras, eliminar doces e fazer exercícios é o suficiente para ter essa vida, mas não é bem por aí, ter uma preocupação com a saúde pode ser mais complicado do que você imagina. Por esses motivos hoje vamos selecionar 10 erros que as pessoas cometem com a própria saúde ao tentar emagrecer e levar uma vida saudável.

10 erros que cometemos ao tentar emagrecer e ter uma vida saudável

1 – “Dormir pra que?”

Quando estamos focados em dietas e em praticar exercícios físicos, além é claro dos afazeres do dia a dia como trabalhos, estudos, muitas vezes acabamos descontando esse tempo extra em horas de sono a menos, afinal, dormir pra que? Eis o primeiro erro de uma vida saudável

Cremos que o sono é a principal maneira de ter uma vida saudável e até mesmo para emagrecer. Foi comprovado cientificamente de que nós precisamos pelo menos de 7 horas diárias de sono, de preferência seguidos, e quando possível dormir pelo menos 8 horas para ter um ciclo de sono ótimo. Quando dormimos menos do que isso, alguns problemas de saúde como depressão, diabetes, problemas de memória, de desaceleração de metabolismo, criatividade, pressão alta, são aflorados com a falta de sono.

Antes de realizar qualquer dieta, atividade física, aprenda a educar primeiramente o seu sono.

2 – “Com certeza os alimentos orgânicos são mais saudáveis.”

Na verdade não existe muita diferença entre produtos orgânicos e convencionais se tratando de informações nutricionais. O que faz a diferença na hora desta escolha é saber se realmente eles são cultivados sem o uso de agrotóxicos, os verdadeiros vilões de nossa saúde. E se alimentar de alimentos orgânicos só irá fazer bem a sua saúde e ajudar a emagrecer quando forem consumidos de forma controlada, com base em uma dieta regulamentada com vários outros alimentos.

Então a realidade sobre os alimentos cultivados de forma convencionais é que, quando consumidos em quantidades ideais para a nossa dieta, sem exageros e com moderação, os benefícios para a nossa saúde serão os mesmos. Erramos quando consumimos de forma exagerada, como por exemplo, todos os dias comer batata frita, indiferente se é orgânica ou convencional.

3 – “Você toma água? – Não mas eu tomo refrigerante, da na mesma!”

Nunca uma bebida como refrigerante, sucos industrializados, ou qualquer outra opção líquida será melhor do que água. A única bebida sem conservantes, corantes, aromatizantes, e outros ingredientes perigosos para a nossa saúde é a água. Eduque o seu cérebro a seguinte frase: “Estou com sede? Vou beber água.”

A água além de hidratar, lhe dá energia, ajuda no sistema imunológico, faz com que todos os seus órgãos funcionem melhor. Quem tem o hábito de fazer academia deve sempre estar muito bem hidratado com água, pois ela ajuda na prevenção de dores musculares e na recuperação dos músculos gastos durante o treino.

4 – “Só de fazer academia já serei saudável.”

“Vou para a academia todos os dias e forço ao máximo todos os meus músculos, faço horas de esteira e logo vou emagrecer e ter saúde.”

Este parágrafo acima está totalmente equivocado. Primeiro, academia não é sinal de que você irá emagrecer, como sabemos, realizar atividades físicas todos os dias são só cerca de 30% de um projeto de vida saudável e emagrecimento. A principal responsável por emagrecer é a dieta, ou seja uma reeducação alimentar.

Praticar exercícios físicos com toda a certeza é ótimo para a circulação do seu corpo, melhora no sistema imunológico, prevenção de doenças cardíacas, aumento de energia. Mas tudo isso quando os exercícios são feitos com dosagens certas. Ir para a academia e exagerar nos pesos, fazer horas de exercícios sem a hidratação correta, e continuar ingerindo milhares de calorias diariamente, irão “estragar” o seu corpo e não aumentar.

Vá com calma, pegar pesado na malhação pode lhe trazer dificuldades para dormir, fadiga, dores e outros resultados ruins para você. Lembre-se de que você não chegou ao peso que está da noite para o dia, da mesma maneira não será para perder.

5 – “Só vou ao médico quando estou doente.”

Esse pensamento é totalmente errado. Mesmo que você leve uma vida saudável, com exercícios e alimentação correta, é necessário ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para realizar exames de rotina. Neles muitas vezes são encontrados doenças em fases iniciais, das quais facilitam muito a sua cura, pois foram identificadas precocemente.

Não vá só quando ficar doente, ou com dor, procure sempre que tiver condições ir ao médico.

6 – “Nunca olho as informações nutricionais dos alimentos!”

Na primeira impressão, a teoria de que somente os alimentos naturais é que prestam, e tudo o que é industrializado não é saudável, pode parecer o certo. Mas, tudo vai depender da tabela de informações nutricionais que estão atrás das embalagens, uma vantagem dos produtos industrializados sobre os naturais, neles você sabe exatamente o que está consumindo. Estar ligado na quantidade de sódio que os produtos contém é a principal informação a ser observada. Devemos fazer a ingestão de no máximo 2000 miligramas de sódio por dia, pois ele é o principal responsável por doenças como hipertensão, renais e do coração.

Uma fatia de queijo parmesão de 30g contém absurdos 553 mg de sódio. Já a carne seca possui 1443 mg. Esteja sempre ligado nas informações nutricionais dos produtos.

Continue lendo no Dieta Emagrece>>

Fonte: Dieta Emagrece

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Amanda disse:

    Acho que as dietas funcionam como a matemática, uma ciência exata. Gaste mais do que come. Assim você vai reduzindo.
    Por isso que sou muito fã da dieta dos pontos. Alguns alimentos sugeridos e você pode ter uma noção do que comer dentro de uma dieta eficaz. Pode ser bem simples e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*