É melhor descer do salto

Pesquisa comprova que o uso exagerado de sapatos de salto pode causar varizes e que o salto plataforma é mais prejudicial do que o agulha.

Pode até ser bonito, deixar a perna alongada e a postura mais elegante, mas o uso constante de salto alto não compensa os riscos que traz para a saúde. Além do prejuízo para a coluna e os pés, a circulação sanguínea também sai perdendo.

Quem nunca ouviu dizer que salto alto “dá” varizes? Pois o que já se percebia na prática foi comprovado em uma pesquisa realizada, em 2010, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

A tese de mestrado do cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho mostrou que o uso regular de sapatos de salto de mais de 3,5 cm de altura pode causar problemas como vasinhos aparentes, varizes, inflamações nas veias e, em casos mais graves, até tromboses.

Por meio de um exame específico realizado em 30 mulheres, o médico constatou que o uso de sapato de salto provoca aumento no volume de sangue venoso na panturrilha, que é mais conhecida como batata da perna.

E no estudo, quem diria,  o salto plataforma se mostrou mais prejudicial que o agulha, já que os maiores índices de volume residual de sangue venoso apareceram quando ele estava sendo testado.

Segundo o especialista,  o salto altera o ângulo do tornozelo, o que, por sua vez, dificulta a contração da panturrilha, movimento fundamental para bombear o sangue venoso de volta para o coração. Como esse bombeamento não acontece como deveria, sobra mais sangue na perna e esse resíduo pode provocar varizes e outros problemas venosos.

Fonte  O Estado de São Paulo 

Conheça a linha de produtos da Invel para cuidados com as pernas e pés.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Débora disse:

    Nossa! nunca imaginei que o salto plataforma fosse mais prejudicial…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*