Faça sua parte

Beber água e cuidar da dieta, entre outros cuidados, ajudam – e muito – a melhorar a celulite.

Além dos tratamentos em consultório e da prescrição de cremes para usar em casa, a dermatologista Viviane Scarpa, de Clínica Sphère, em São Paulo, avisa: quem quer reduzir a celulite, também precisa se cuidar no dia a dia. Aqui, ela explica como:

Mexa-se – Os exercícios físicos contribuem para a perda e a manutenção do peso. Afinal, quem está com alguns quilos a mais corre mais risco de ter celulite. Se for esse o caso, a recomendação é reforçar os exercícios aeróbicos, como, por exemplo, caminhar, correr ou andar de bicicleta. “Eles ajudam a ‘murchar’ as células de gordura, fazendo-as diminuir de tamanho, o que é benéfico para quem tem celulite”, diz a dra. Viviane Scarpa, da Clínica Sphère, em São Paulo. A médica explica que, na celulite, traves fibrosas prendem as células de gordura, deixando a pele cheia de ondulações. “Se essas células estiverem aumentadas, o quadro fica pior”, diz ela.

No capítulo atividade física, é importante também fazer exercícios que tonifiquem a musculatura da panturrilha, a “batata” da perna. Seus músculos são importantes para garantir a chamada circulação de retorno. Eles funcionam como uma bomba que leva o sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões. É por esse motivo que panturrilha é considerada o “coração” da perna.

Não fique muito tempo parado – Permanecer longos períodos em pé ou sentado não faz bem à saúde. É importante se levantar ou caminhar de hora em hora, pelo menos, para estimular a circulação de retorno e evitar o acúmulo de toxinas.

Fique de olho no prato – Sódio, conservantes e algumas substâncias químicas encontradas em alimentos industrializados contribuem para o acúmulo de toxinas no corpo, o que pode favorecer a retenção de líquidos e aparecimento ou a piora da celulite. Portanto, não sobrecarregue seu organismo.

Beba água – É importante tomar pelo menos dois litros de água por dia. “Ajuda a fazer uma verdadeira faxina interna, melhorando a drenagem de toxinas”, explica a dra. Viviane. Para não se esquecer, mantenha uma garrafa de água sempre por perto.

 

Dra.Viviane Scarpa
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologistas
Contato: 5096-1616

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*