Saúde das Pernas

As pernas sustentam o peso do corpo e lutam contra a força da gravidade para mandar o sangue venoso de volta ao coração.

Você já parou para pensar no trabalho que suas pernas fazem todos os dias? Além de suportar o peso do seu corpo, elas têm um papel crucial na circulação sanguínea. Quer ver? O sangue, que é bombeado pelo coração, é levado pelas artérias e capilares sanguíneos para nutrir e oxigenar todos os tecidos do corpo. As veias, então, coletam esse sangue para levá-lo de volta ao coração e, assim, reiniciar todo o processo.

E é aí que começa o trabalho das pernas, na “circulação de retorno”, no transporte do sangue venoso de volta ao coração. Os músculos da panturrilha, que é popularmente conhecida como “batata da perna”, atuam como bombas, ajudando o sangue a fazer esse caminho ascendente. Toda vez que você caminha ou faz algum tipo de exercício, está ajudando essa “bomba” a realizar seu trabalho.

Inchaço, sensação de peso e o aparecimento de vasinhos e varizes são sinais de que as coisas não estão andando como deveriam. (…)

Varizes x vasinhos

Varizes são veias superficiais dilatadas nos membros inferiores. A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que tenha a ver com genética. Elas perdem a elasticidade, distendem e ficam mais longas. Isso explica por que elas são tortuosas – afinal, estão mais compridas e precisam caber no mesmo espaço de antes. Há ainda as microvarizes, de tons azulados, que aparecem especialmente na lateral das coxas e dos joelhos e são um pouco menores: o calibre varia de 2 a 4 milímetros. As mais grossas podem chegar até 8 milímetros.

Vale lembrar que as varizes também podem ser estreitas. Nesse caso, são popularmente conhecidas como vasinhos – são fáceis de identificar pela cor (avermelhada ou arroxeada), localização (os alvos principais são as coxas e o bumbum) e espessura (até 1 milímetro de diâmetro, como um fio de cabelo).

Fonte: Revista Boa Forma

 Conheça a linha de produtos da Invel para as pernas e pés.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*